Blog do universo da Arte Contemporânea, a Toy art, vem crescendo cada vez mais no mundo! Para quem tem curiosidade em saber o que é e para quem gosta! Os Toys apresentados no blog estão á venda! Contato com Graziela no e-mail grazizuzu@hotmail.com ou nos telefones:(54)33144177 ou (54)84088226

sexta-feira, 27 de março de 2009

O que é afinal TOY ART ?

É um fenômeno da Arte Contêmporânea, são bonecos ou "brinquedos feitos para adultos" ou simplismente "brinquedo de arte". Os bonecos são desenhados, customizados, normalmente por artistas plásticos, designers, grafiteiros e até gente do mundo da moda. A Toy Art surgiu no Japão nos anos 90. Em 1994, a designer e pintora japonesa Keiki Miyata, que trabalhava como estufadora de bonecos em Tóquio, teve a idéia de usar brinquedos como sua plataforma artística. Mas foi em 1997, em Hong Kong, que o artista Michael Lau customizou bonecos dos personagens G.I. Joe.Os Toys viraram objetos de desejo e se transformaram em epidemia, inspirando novos designers, ilustradores e artistas. Quando dois chineses apresentaram os bonecos do Comandos em Ação com roupas urbanas, no lugar dos uniformes do exército, e cabeças de outros personagens numa feira de brinquedos. Depois disso, a mania se espalhou pelo mundo,especialmente Estados Unidos e Europa. No Brasil, os primeiros Toys de fabricação nacional começaram a aparecer em 2005, criados por estilistas, designers, artistas e grafiteiros sendo a internet sua principal vitrine.
Os temas de um toy art podem ser meigos, violentos, subversivos, políticos, cômicos, criativos ou de linguagem urbana, underground, erótica, satírica, etc. O intuito do toy art é, como qualquer obra de arte, causar alguma reação no observador.
Então adultos também podem ter seus "brinquedos". Entre nessa mania que está invadindo o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário